COVID-19
Acesso à Informação
Portal de Serviços
Sobre o Município
ATENÇÃO BÁSICA HUMANIZADA É TEMÁTICA DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM MARCOLÂNDIA
Saúde - 15 de Agosto de 2025 - 08:19:16
A Prefeitura de Marcolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, 24 de julho, a 10ª Conferência Municipal de Saúde.
O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e teve como tema central: “Atenção Básica Humanizada: O Compromisso de Marcolândia com o Cuidado Integral em Saúde”.
A conferência reuniu autoridades, representantes religiosos, membros da sociedade civil e trabalhadores da saúde em um espaço de escuta, planejamento e construção de propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
A conferência teve como conferencista Conceição Portela, que conduziu a apresentação do tema e dos eixos temáticos, contribuindo com reflexões e direcionamentos para os grupos de trabalho.
A programação incluiu credenciamento, fala das autoridades, apresentação do tema central, coffee-break, exposição dos eixos temáticos e a divisão dos participantes em grupos para a construção de propostas que visam aprimorar a atenção básica com foco no cuidado humanizado e integral.
Durante a abertura, o prefeito Dr. Corinto Matos destacou a relevância da conferência para o desenvolvimento da saúde pública local.
“Essa conferência é muito importante para debater temas, para debater a saúde, aonde avançar, aonde já acertamos e começamos a melhorar. A conferência é um momento de discussão com a sociedade, para refletirmos sobre um tema essencial para a comunidade, que é a saúde pública. Temos como foco o trabalho humanizado, e é isso que mais cobramos dos nossos servidores: atuação com humanidade, especialmente nos momentos mais difíceis que a população enfrenta.”
A secretária de Saúde, Domitília Alencar, também reforçou a importância do evento como espaço de construção coletiva de políticas públicas.
“A conferência é de grande importância dentro do município, porque é onde vamos traçar as diretrizes da saúde. Trabalhamos para oferecer uma saúde de qualidade, e o tema é muito forte: tratar os usuários do SUS de forma integral, desde a atenção à saúde mental, social e física até o cuidado com a família. Esse é o nosso compromisso.”
Ao final, os grupos apresentaram propostas que serão encaminhadas às conferências estadual e nacional, fortalecendo o protagonismo do município na formulação de políticas públicas em saúde.
Estiveram presente o vice-prefeito Valmir de Juracy e os vereadores Junior de Mário, Marcos Josias, Birica, Dibá e Chaguinha Ramos, além de secretários municipais.
O evento também contou com a participação de representantes de instituições religiosas, como o pastor João Cardoso (Assembleia de Deus de Madureira), pastor Raissan (Igreja Batista Nova Esperança) e irmã Ismaveth (Igreja Nova Vida), além de Douglas e Maria Jarcilene, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marcolândia.