SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

II JOGOS ESCOLARES É ABERTO E ENALTECE A EDUCAÇÃO E O ESPORTE EM MARCOLÂNDIA; FOTOS

Prefeitura - 28 de Novembro de 2023 - 00:25:58


...

A II edição dos Jogos Escolares de Marcolândia está movimentando as unidades de ensino do município. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e Esportes, e visa trazer o bem-estar de todo alunado, visto que o esporte é uma importante ferramenta para agregar a união entre os participantes.

A abertura oficial dos jogos aconteceu nesta sexta-feira (24), reunindo as escolas Mariano da Silva Neto, Raimundo Mariano de Sousa, Valdir Tintiliano de Sousa, Maria Anunciada de Carvalho Lima, Novo Milênio, Cicero Mundinho, Cosma Ramos de Sousa (estadual), Centro Educativo União (particular) e João de Alencar, do bairro Vila Serrania em Araripina (PE).

Na modalidade futsal, os jogos de Marcolândia estão divididos por idade, sendo elas 09 anos, 11 anos, 13 anos, 15 anos e 17 anos, havendo categorias para o masculino e feminino. Nesta sexta (24), acontece os jogos classificatórios dos times e amanhã (25), vai ocorrer as finais da competição. No total, 38 jogos devem ser disputados.

Auxília Matos, esposa do prefeito municipal e secretária de Educação, falou sobre a realização do evento.

Auxília Matos

“É com muita gratidão a Deus que estamos realizando o II Jogos Escolares Marcolandenses, dando a esses alunos mais uma oportunidade de vivenciar o esporte, setor que há muito tempo não se via aqui no município e hoje estamos levantando essa bola. Os alunos acreditaram e estão hoje jogando. Todas as escolas de Marcolândia envolvidas, municipais, estadual e particular, além da escola visitante do bairro Vila Serrania, que pertence à vizinha cidade de Araripina, no estado pernambucano. Então, é com muito prazer que sempre vamos incentivar o esporte no nosso município”, a secretária.

O secretário de Esportes, Eduardo Silva, destacou a importância do evento.

Eduardo Silva

“Estamos aqui no II Jogos Escolares, em uma parceria entre Educação e Esporte. Este evento grandioso como esse, que reúne vários alunos na prática esportiva, realmente faz diferença. Uma diferença que, de certa forma, auxilia eles a se afastarem do mal caminho. Então, nós acreditamos que só temos a ganhar com os jogos escolares”, falou Dudu.

Abertura

Inicialmente, alunas com as bandeiras do Brasil, do Piauí e de Marcolândia, as autoridades e os integrantes das referidas Unidades Escolares, se posicionaram em frente da Igreja Matriz de São Cristóvão. Organizados em filas, todos saíram num percurso pelas principais ruas da cidade, com destino final ao Ginásio Poliesportivo Carlos Washington Gomes Ferreira.

Por lá, ocorreu a entrada oficial das escolas e a execução dos Hinos Nacional e do Piauí com a Banda Marcial Municipal, seguido do pronunciamento do prefeito e vice-prefeito, Dr. Corinto Matos e Valmir de Juracy, respectivamente. Durante as falas, os gestores frisaram o importante papel que os jogos escolares desempenham no meio dos estudantes.

Em seguida, os alunos da Escola Estadual Cosma Ramos de Sousa realizaram uma apresentação. O grupo CIA LA FURIA desenvolveu coreografias, trazendo um aspecto cultural ao evento.

Como forma de incentivo, ao final dos jogos, a Prefeitura Municipal, na gestão “Amor e Respeito pelo Povo” do prefeito Corinto, vai premiar as equipes destaques com troféus e medalhadas para o primeiro e segundo colocado.

No uso da fala, o prefeito Dr. Corinto ressaltou que o objetivo é de promover interação entre os participantes e agradeceu a todos os que colaboraram na realização dos jogos.

Corinto Matos

“É com emoção e satisfação que a gente está aqui nos jogos escolares de Marcolândia, promovendo a integração entre os alunos, bem como à cultura e o entretenimento. A educação se faz assim com qualidade, agradeço de coração a cada diretor, coordenador, professor e aos integrantes das escolas, agradeço a nossa secretária de Educação Auxília, e ao nosso secretário de Esporte Eduardo, por toda dedicação. É com esse pensamento e com essa intenção que nós valorizamos o esporte. Também quero parabenizar a integração da escola da Vila Serrania que está aqui junto com todas as escolas de Marcolândia, somo todos uma unidade só e é isso que eu sempre falo para todos os nossos secretários vamos trabalhar dioturnamente que com certeza assim a gente vai melhorara a qualidade de vida de toda população, muito obrigado”, frisou o gestor.

Valmir de Juracy também acompanhou a abertura e disse que os jogos são uma grande animação para os alunos.

“A gente vê no olhar de cada um a satisfação por estar jogando aqui. Nós, enquanto gestão, ficamos felizes w realmente em saber que estamos promovendo um evento tão especial como esse”, afirmou o vice-prefeito.

Caio Ítalo estuda no 6⁰ ano da escola Valdir Tintiliano. Ele comentou o que acha sobre os jogos.”Estou feliz em participar dos jogos. Todo mundo brinca e se diverte e eu acho isso muito importante”, disse.

Caio Ítalo

Além das autoridades já citadas, prestigiaram a abertura: os vereadores Chaguinha Ramos (presidente da Câmara), Lanja Nobre, Simone Viana e Isadora Coutinho; os secretários Eduardo Silva (Esportes), Paulo Pinheiro (Administração), Fernando (Cidades), Carlos Daniel (Meio Ambiente), Birica (Assistência Social), Rafa Som (Cultura) e Zé Orlando (Agricultura).

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLANDIA