SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

EM DESTAQUE, SAÚDE DE MARCOLÂNDIA MOSTRA AVANÇO E ALCANÇA NOTA 9.6 NO RANKING DO PREVINE BRASIL

Prefeitura - 21 de Outubro de 2023 - 18:51:04


...

O Previne Brasil se trata de um indicador criado com o objetivo de analisar a gestão de saúde dos municípios brasileiros, levando em consideração a atenção primária, que abrange a promoção de atendimentos individuais, como a saúde da mulher, da criança e bucal, e doenças crônicas.

Em Marcolândia, o avanço da nota deste indicador tem sido demonstrado por meio das ações desempenhadas no município, trazendo um grande destaque na saúde local em relação aos anos anteriores a 2023. Neste ano, a Cidade da Farinha e dos Ventos alcançou a relevante nota de 9.60 no ranking do Previne Brasil.

Uma dificuldade a ser destacada é o fato de Marcolândia ser um município de divisa, o qual faz fronteira com o estado do Pernambuco. Diante disso, há um prejuízo no alcance das metas propostas, devido uma parte do público-alvo tentar burlar os cadastros individuais dentro do território de Marcolândia.

Segundo a coordenadora da atenção básica, enfermeira Mônica Rejane, a saúde do município tem trabalhado com o objetivo de avançar neste seguimento e tentar ao máximo amenizar as inconsistências presentes nos cadastros individuais tanto para quem é de Marcolândia, como para residentes adjacentes, para que haja uma maior organização nas ações que são elaboradas e executadas.

Com esse avanço, os agentes comunitários de saúde fazem um mapeamento e trabalham com a realização de buscas ativas em pessoas que não estão frequentando a Unidade Básica de Saúde do município fazendo a ponte entre a população e a atenção primária.

Para se ter uma ideia, no ano de 2018, Marcolândia teve uma nota 3,91 no ranking do Previne Brasil. Hoje, depois de quatro anos com a nota acima de 9.5, o resultado mostra todo esforço e dedicação dentro da atenção primária que o município vem desenvolvendo ao longo do tempo.

Dr. Corinto Matos

O prefeito de Marcolândia, Dr. corinto Matos, comemora a conquista para a saúde do município. “Ficamos imensamente feliz em poder ver realmente que a nossa saúde tem avançado a cada ano. Isso é comprovado pelos indicadores do Previne Brasil. Por isso, existe uma confirmação que estamos no caminhos certo”, disse.

Secretária Domitila Alencar

Feliz pelo resultado, a secretária de Saúde Domitila Alencar agradece o trabalho da equipe na atenção primária. “Essa é uma vitória para toda população de Marcolândia. Quem conhece, sabe que o nosso objetivo é de cuidar, de trazer para perto e isso está sendo comprovado. Esse mérito se dá principalmente pelo excelente trabalho feito por toda equipe que atua diariamente em prol da saúde do nosso município. Muito obrigada a todos que colaboraram para este resultado”, agradeceu a secretária.

Enfermeira Mônica Rejane

A enfermeira Mônica destacou o avanço da saúde de Marcolândia. “Para nós enquanto atenção primária em saúde, é de grande valia a nota que alcançamos em 2023. Fazendo o comparativo de 2018 até hoje, nós avançamos muito e isso se dá através de gestão e trabalho em conjunto junto. O nosso objetivo é de melhorar ainda mais os indicadores para que Marcolândia venha ter uma saúde de maior qualidade cada vez mais”, destacou Mônica.

Nutricionista Severiano Gomes

O coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o nutricionista Severiano Gomes, explicou o motivo do avanço. “O avanço da nota do Previne Brasil em Marcolândia se dá pelo planejamento estratégico com as equipes, visando a necessidade do município, e é notório a evolução da qualidade de vida da população através desses indicadores que são de suma importância para Secretaria de Saúde. Então, trabalhar os indicadores do Previne Brasil de uma forma qualificada e alinhada a um planejamento para os alcance de metas vem sendo a receita para a evolução dessa nota no município de Marcolândia”, afirmou.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLANDIA