SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

PREFEITURA DE MARCOLÂNDIA TRABALHA AÇÕES PARA MELHORIAS NO MEIO AMBIENTE

Prefeitura - 27 de Setembro de 2023 - 22:34:04


...

Profissionais da limpeza pública, técnicos e gestores do município de Marcolândia, e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, participaram de cursos promovidas pela gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Dr. Corinto Matos e do vice-prefeito Valmir de Juracy, através da Secretaria de Meio Ambiente.

As capacitações buscam acima de tudo o aperfeiçoamento e qualidade na preservação do Meio Ambiente. Além disso tem como finalidade a certificação com o Selo Ambiental através do ICMS Ecológico.

Sobre as capacitações e a iniciativa de preservação ambiental, o prefeito Dr. Corinto Matos, enfatizou que é uma necessidade da sociedade como um todo adotar cuidados com o meio ambiente.

“Vivemos nos dias atuais e podemos perceber os efeitos das mudanças climáticas. Isso é um resultado de várias ações do homem que de certa forma agridem o meio ambiente. Então é indispensável essa atenção e nossas ações, para tentar reverter e garantir mais qualidade de vida a nós mesmo e às futuras gerações. Dependemos do meio ambiente como um todo para sobrevivermos”, destacou o prefeito.

Selo Ambiental

Ao atender os sete critérios estabelecidos pela SEMARH-PI, Marcolândia foi certificada neste ano de 2023 com o Selo A do ICMS Ecológico, pela segundo vez consecutiva. Em 2021, primeiro ano da gestão de Corinto, os trabalhos renderam certiticação com o selo B.

Ações ambientais

As ações foram desenvolvidas em três dias. No primeiro, que aconteceu no último dia 18 de setembro, foi ministrado um curso sobre “A importância da limpeza pública no municipio: sua sustentabilidade ambiental” com profissionais da limpeza pública.

O curso foi ministrado durante manhã e tarde, por Thomas Pedro Sá e Silva, que é engenheiro agrônomo, e trabalhou com o público-alvo o conceito do que é meio ambiente, gestão de residuos, a Lei n°12.305/2010 que institui a Politica Nacional de Residuos Sólidos; os “5 Rs” destacando principalmente a “reciclagem” e a “reutilização”. Sobre isso ele enfatizou que evita danos ao meio ambiente e gera renda.

Thomas Pedro

Thomas fez um diagnóstico dos principais problemas ambientais do municipio e como os participantes poderiam fazer parte da solução.

O curso foi ministrado com a participação ativa do público que debateu, sempre procurando trazer a visão sobre a temática, compartilhando experiências.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Daniel, agradeceu pela presença de todos os participantes e reforçou a importância da limpeza pública para o meio ambiente. Ele destacou que uma das suas principais caracteristicas é a redução da poluição, e frisou ainda que a remoção adequada de residuos sólidos evita que poluentes se acumulem em áreas públicas, ajudando assim a prevenir a poluição do solo, da água e do ar.

Secretário de Meio Ambiente de Marcolândia, Carlos Daniel.

“Vai ajudar na prevenção de doenças. Uma coleta regular de lixo ajuda evitar a disseminação de doenças transmitidas por vetores como moscas e roedores que podem se proliferar em áreas sujas e mal cuidadas”, disse.

O secretário enfatizou a importância do papel de protagonista que os profissionais da limpeza possuem para garantir uma cidade limpa, e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do municipio.

No dia 19, foi ministrado o curso Gestão e Meio Ambiente com o tema “Compromisso de todos”. O público-alvo foi técnicos e gestores de Marcolândia.

Ministrado pelo engenheiro agrônomo Thomas Pedro Sá e Silva, o curso fez uma abordagem sobre a gestão pública que desempenha um papel vital na proteção e promoção do meio ambiente, sendo principalmente através da elaboração de politicas ambientais, a definição de normas para a proteção do meio ambiente.

Além disso, destacou que os órgãos governamentais sendo responsáveis por monitorar e fazer cumprir as leis e regulamentações ambientais, impõe penalidades à empresas ou individuos que venham a violar estas regras. Na ocasião foi facultada a palavra e a participação do público-alvo que relatou suas maiores dificuldades nas pastas, e posteriormente os meios para sanar tais dificuldades. No curso também foi promovido um debate para apresentação de novas ideias e possíveis métodos de trabalho.

O secretário de Meio Ambiente falou sobre o objetivo do curso e destacou que a gestão pública desempenha um papel multifacetado na proteção e preservação do meio ambiente, ajudando a equilibrar o desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental e o bem-estar das gerações presentes e futuras.

No último dia 20, foi ministrada uma palestra na Secretaria Municipal de Assistência Social. O tema “Agente Social e seu papel no desenvolvimento sustentável municipal” foi trabalhado com os profissionais da Assistência Social.

O engenheiro agrônomo e especialista em educação e gestão ambiental, Thomas Pedro Sá e Silva, ministrou palestra sobre o que é meio ambiente. Ele destacou que os assistentes sociais podem trabalhar para aumentar a conscientização sobre questões ambientais em comunidades carentes ou marginalizadas, como forma também de apoiar comunidades afetadas, ajudando a reconstruir suas vidas.

Thomas frisou a respeito da importância do desenvolvimento sustentável e o trabalho do assistente social, que juntos podem estar envolvidos em projetos para promover a práticas agrícolas sustentáveis, apoio a grupo especifico, a grupos vulneráveis afetados por questões ambientais.

Na palestra participativa ele fez um diagnóstico dos principais problemas ambientais do municipio, as formas para a solução, trazendo a visão sobre a temática, compartilhando suas experiências com o público-alvo.

O secretário de Assistência Social, José Valdemiro, Birica, no uso da palavra agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da realização de eventos de Educação Ambiental no municipio. Birica explicou que a função que o assistente social desenvolve dentro do municipio é elaborar, coordenar, analisar e executar programas em diferentes áreas, como educação, habitação, assistência social, cultura e saúde.

Secretário de Assistência Social de Marcolândia Birica / Arquivo Ascom

Além disso ressaltou a importância do assistente social para um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLANDIA