Notícias

Secretaria de Saúde de Marcolândia destaca a importância do combate contra a tuberculose

O dia 24 de março é lembrado como o dia Mundial do Combate à Tuberculose.

Data de Publicação: 25/03/2021

No dia 24 de março é comemorado o Dia Mundial do Combate à Tuberculose, que é  uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. Essa doença tem como principal sintoma a tosse seca frequente, que se manifesta a pelo menos três semanas.

 

Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Marcolândia convidou uma de suas enfermeiras para tirar algumas dúvidas sobre a tuberculose pulmonar. A enfermeira Itala Nathalia começou explicando como o tratamento da doença funciona, segundo ela o tratamento dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no SUS, devendo ser realizado, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO).

A profissional ainda destacou que a tuberculose necessita ser orientada, de forma clara, quanto às características da doença e do tratamento a que será submetida. O profissional de saúde deve informá-la sobre a duração e o esquema do tratamento, bem como sobre a utilização dos medicamentos, incluindo os benefícios do seu uso regular, as possíveis consequências do seu uso irregular e os eventos adversos associados.

 

A enfermeira ainda destaca a importância do tratamento até o final, pois só assim chegará a cura.

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br