Notícias

PROJETO PREVENÇÃO AO MEIO AMBIENTE É DESENVOLVIDO EM ESCOLAS DE MARCOLÂNDIA

Data de Publicação: 21/03/2022

A Secretaria de Educação de Marcolândia em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, desenvolveu durante o mês de março diversas ações com alunos das escolas da rede municipal de ensino em prol da conscientização e importância da preservação do Meio Ambiente.

O projeto “Prevenção ao Meio Ambiente” envolveu alunos de 1° ao 9° ano, das escolas Novo Milênio, Cícero Mundinho, Valdir Tintiliano e Escola Mariano da Silva Neto. Sua culminância aconteceu no último sábado (19). A iniciativa conta com apoio da Prefeitura que tem à frente o prefeito Dr. Corinto Matos. O objetivo além de conscientizar a respeito da importância de preservação do Meio Ambiente é de alcançar a certificação do Selo Ambiental através do ICMS Ecológico.

Alunos da escola Novo Milênio

Os alunos de 1º, 2º e 3 º ano desenvolveram o tema “Água, um pingo de consciência”. Já alunos de 4° e 5º ano trabalharam o tema “Despertando uma consciência ecológica”. O tema “Meio Ambiente, quem ama cuida” foi desenvolvido com alunos de 6º ao 9º ano.

Escola da Serra

Os alunos trabalharam temas voltados para a importância e cuidados com a água, utilidades dela, plantio e cultivo de árvores, entre outras formas de preservação.

Escola Valdir Tintiliano

Escola Mariano da Silva Neto

A secretária de Educação, Auxília Matos, enfatizou o apoio da gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Dr. Corinto Matos.

Secretária Auxília Matos e a professora Cilmara

“Estamos sempre contando com o apoio da prefeitura. O prefeito Dr. Corinto Matos não mede esforços para nossa educação, meio ambiente e todas as demais áreas. Se Deus quiser teremos mais um sucesso alcançado com todo o trabalho voltado para o Meio Ambiente”, declarou a secretária e primeira-dama.

A diretora Matildes, da Unidade Escolar Cícero Mundinho, situada na Serra, zona rural revelou estar grata. “Gratidão primeiramente a Deus. O projeto foi trabalhado e realizado com muito sucesso com a participação de alunos e professores. Toda a escola esteve envolvida”, frisou.

Professora Doriane, de 4º e 5º ano, da Unidade Escolar Cícero Mundinho, destacou que o projeto é muito importante porque a conscientização tem que começar desde o início da vida escolar do aluno “para que quando ele se torne adulto já seja consciente e consiga fazer o melhor para preservar o ambiente em que vive e vai deixar para as próximas gerações”.

De acordo com a professora, os alunos da referida escola visitaram algumas obras locais, mudaram plantas com o objetivo de reflorestar, plantadas ao redor da escola, além da conscientização do uso da água e preservação.

A supervisora de Ensino de Marcolândia, professora Mara Raquel, falou sobre os projetos e a importância do trabalho em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e outras secretarias.

“Trago o abraço da secretária de Educação Auxília Matos. Falar de meio ambiente é falar de vida e dizer que quem transforma o mundo somos nós”, destacou. “O projeto é contínuo e vamos trabalhar ele o ano inteiro” disse parabenizando professores, diretores, coordenadores e alunos. “Sem vocês isso não seria possível”, concluiu Mara Raquel.

A coordenadora de Ensino de Marcolândia, professora Célia Costa, ressaltou que em prol do município a Educação trabalha o projeto de preservação do Meio Ambiente para que as crianças aprendam a preservar, não poluindo sonoramente e com lixos que podem ser reciclados e também cuidando da água que é um bem comum de todos.

“O município em nome do gestor e da secret´´aria de Educação, de gestores escolares e toda sua equipe com professores, pais e alunos estão de parabéns. O município só tem a ganhar com o trabalho realizado através do projeto. Agradeço de todo coração aos participantes, principalmente as crianças que apresentaram seus trabalhos tão lindos dentro das escolas”, concluiu Célia parabenizando todos pelo desenvolvimento do projeto.

Da escola Mariano da Silva Neto, a diretora Nílvia Carvalho, relatou que o trabalho foi executado em sala de aula, com pequenas oficinas, oficinas de formação de canteiros, jardins e plantas suculentas que sobrevivem com pouca água.

“Todo esse tempo foi trabalhado a preservação do meio ambiente e cuidados com a água para que não venha a faltar. Hoje foi a culminância com músicas voltadas sobre água. Nosso tema era “água: um pingo de consciência”.

Equipe docente da U. E. Mariano da Silva Neto

Keyla é coordenadora da Escola Mariano. Ela disse que os professores trabalharam corpo a corpo confeccionando cartazes, criando poemas, frases.

“Acredito que ficou bem claro para eles a importância da preservação da água. Montamos um jardim com plantas que sobrevivem com pouca água. Foi uma atividade que fizemos para ficar na nossa escola. O jardim está exposto e vamos continuar com esse projeto o restante do ano. Vamos ficar recebendo vasos e plantas e melhorando esse jardim a cada dia para plantarmos com nossas crianças”, concluiu a professora Keyla.

Escola Novo Milênio:

Escola da Serra:

Escola Valdir:

Escola Mariano:

 

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br