Notícias

POLO DE PRODUÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA, MARCOLÂNDIA ABASTECE CIDADES DA REGIÃO E GARANTE RENDA À CENTENAS DE FAMÍLIAS

Data de Publicação: 10/05/2022

Componente essencial na dieta do brasileiro, a farinha de mandioca é tradicionalmente encontrada em várias cidades do país, em especial no Nordeste e Norte do Brasil.

Na divisa com o estado de Pernambuco está a cidade de Marcolândia, pertencente ao Piauí, distante 420 quilômetros da capital Teresina, considerada como uma das maiores produtoras de mandioca do Estado e tem a mandiocultura como a maior riqueza do município.

Aproximadamente 40.000 sacos de farinha são produzidos por mês. A fabricação de farinha beneficia direto e indiretamente cerca de 1.000 famílias e está entre as fontes geradoras de renda e oportunidades de emprego.

A economia é fortalecida diariamente com as negociações da compra da raiz de mandioca e o seu beneficiamento que envolve homens e mulheres.

Segundo informou José Valdemiro, o Birica, que participa frequentemente de movimentos e reuniões voltadas para a mandiocultura, a produção no município foi ainda maior e já chegou gerar ao mês cerca de 60.000 sacos de farinha.

Da mandioca pode ser extraída, além da farinha, ainda, a casca, goma, ração, fécula, polvilho doce, polvilho azedo entre outros componentes. As terras apropriadas para o plantio são arenosas (terras de areia).

Francisco Oliveira, proprietário de casa de farinha, ressalta que Marcolândia é um polo de produção de farinha, pois o município recebe a mandioca de várias cidades da região situadas no Piauí e municípios vizinhos pertencentes ao Ceará e Pernambuco. Entre as cidades pode se destacar além de Marcolândia, Simões, Caldeirão Grande e Curral Novo no Piauí, Ipubi e Salitre no Ceará, e Araripina no Pernambuco, entre outras.

O período de produção da mandioca permanece entre 12 e 16 meses aproximadamente. Após a colheita – arranca – como ´´e conhecida a etapa, o produto é transportado até as fábricas. No percurso todo o carregamento é pesado em uma balança.

Depois de pesada, a carga segue com destino às beneficiadoras (fábricas). O produto chega até o local e passa primeiro pela máquina peladeira.

Passada pela peladeira, segue até a máquina cevadeira de massa e depois é levada para a máquina de prensa. Essa última tem como finalidade retirar todo líquido que é venenoso, chamado manipueira (ácido anídrico).

O Brasil já foi o maior produtor mundial de mandioca, com uma produção de 30 milhões de toneladas no ano de 1970, perdendo a hegemonia para a Nigéria. Nos últimos anos cedeu o 2º e o 3º lugar para a Indonésia e a Tailândia. O levantamento do
IBGE indicou uma produção brasileira de apenas 19 milhões de toneladas para a safra de 2018/19.

O Nordeste do Brasil já foi o principal produtor nacional de mandioca, mas perdeu o título devido às secas frequentes nos principais estados produtores.

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br