Notícias

ENCONTRO COM GESTANTES DESTACA IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA “AGOSTO DOURADO” EM MARCOLÂNDIA — PI

Data de Publicação: 16/08/2022

Em alusão à campanha nacional pelo aleitamento materno, denominada de “Agosto Dourado”, a Prefeitura Municipal de Marcolândia — PI, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na tarde nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, um encontro educativo e orientativo com as gestantes do município.

Realizado na Câmara Municipal de Vereadores do município, o encontro que reuniu gestantes, puérperas e mães de crianças com idade entre 0 a 6 meses, abordou a temática, “Fortalecer Amamentação, Educando e Apoiando”, visando intensificar ainda mais as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Abrindo oficialmente o evento, o coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Severiano, falou sobre a campanha no município. “Durante todo o mês chamaremos a atenção da nossa população para essa ação, onde teremos do decorrer desta semana, os trabalhos intensificados com muitas atividades de incetivo ao aleitamento materno.” Disse.

O vice-prefeito de Marcolândia — PI, Walmir de Juraci, que esteve representando o prefeito Dr. Corinto Matos, acolheu a todas a presentes e disse que a saúde municipal está pronta para receber cada gestante do município. “Nosso intuito principal objetivo é cuidar, e cuidar bem de todo o nosso povo, são essas as ações do município, são essas atividades que continuaremos fazendo, e realizando cada vez melhor. Quero dizer a cada gestante, que procurem os serviços municipais de saúde, é um momento muito importante para cada uma de vocês e o sistema de saúde está pronto para acolher e auxiliar nesse processo.” Disse.

A secretária Municipal de Educação, Domitila, destacou que a campanha é de grande importância, pois orienta desde a gravidez, ao o nascimento, e acompanhamento do bebê. “Quero iniciar agradecendo a toda equipe de saúde, pois se não fosse pelo esforço de cada um, esse evento não estaria acontecendo. Por mais um ano estamos desenvolvendo a campanha agosto dourado, uma iniciativa de grande importância, pois orienta desde a gravidez até o nascimento do bebê no que diz respeito ao aleitamento materno, um momento de suma importância onde são repassadas as informações de uma gestão. Então que peço a vocês que tenham atenção, não só ate o período do nascimento do bebê, mas que continuem realizando o acompanhamento mesmo após o nascimento.” Relatou.

Na ocasião, a enfermeira chefe do município, Mônica, repassou algumas informações inerente a programação de atendimentos realizados as gestantes pela saúde municipal, serviços ofertados, tirou algumas dúvidas e falou sobre todos o processo de gravidez, desde os primeiros meses de gestação até o período de parto.

Dando prosseguimento foram realizadas às duas palestras do encontro, a primeira ministrada pelo Cirurgião Dentista, Sillas Costa, e a segunda pelo conferencista Fonoaudiólogo, Dr. Mairtom, ambos abordaram a temática principal do evento.

Além do público alvo da campanha, sendo a gestantes do município, o evento contou com a participação de autoridades municipais, profissionais da saúde e a comunidade em geral.

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br