Notícias

AGENTES DE LIMPEZA PÚBLICA PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MARCOLÂNDIA

Data de Publicação: 17/03/2022

Agentes de limpeza pública de Marcolândia participaram de um encontro nesta quarta-feira (16), na Escola Valdir Tintiliano, que tratou sobre Educação Ambiental e teve como tema: educação ambiental como forma de conservação da natureza”.

O evento é desenvolvido pela Prefeitura Municipal através da gestão do prefeito Corinto Matos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente do município, tendo como finalidade tratar de ações em prol de cuidados e preservação ambiental com foco no ICMS Ecológico.

O engenheiro agrônomo, Thomas Pedro Sá e Silva, especialista em Gestão e Educação Ambiental, falou sobre os diferentes tipos de poluição, desmatamento, uso de produtos químicos no solo que inibem a capacidade de regeneração do meio, produção de resíduos sólidos excessiva que provoca impacto ambiental imensurável.

A palestra com agentes de limpeza pública teve os seguintes objetivos: reflexão sobre impactos ambientais produzidos pelo homem, traçar medidas mitigadoras de reparação dos danos ao meio ambiente; o resgate da relação homem e natureza perdida ao longo do tempo; sensibilizar profissionais da limpeza pública para com as questões ambientais locais, com praticas ambientais sustentáveis; motivar o cuidado com o ambiente a partir de ações conjuntas com a sociedade de modo geral; e desenvolver projetos, envolvendo a comunidade geral e os profissionais da limpeza pública.

O engenheiro destacou também, a importância da coleta seletiva, reciclagem do lixo, dos impactos causados por algumas indústrias, reflorestamento em áreas degradadas, arborização urbana e importância de cuidados com o meio ambiente.

ICMS Ecológico

O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso à parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais.

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br